O mercado já reconhece o valor e a importância de trabalhar as mídias sociais de empresas há muito tempo, mas chegou a vez dos pequenos empreendedores mergulharem fundo na internet para uso profissional.
Tenho tido a oportunidade de conhecer muitos profissionais de outras áreas e pequenos empresários por meio do trabalho como consultora. Nesses encontros, a troca de conhecimentos é sempre muito enriquecedora; aprendo sobre negócios de áreas completamente diferente da minha (e sempre geniais!) e tenho a oportunidade de desmistificar assuntos relacionados à minha formação, dentre eles o que chamo de “mistérios das mídias sociais”.
Grande parte das pequenas empresas não dispõe de um departamentos de marketing, tampouco planejam montar essa área, além de disponibilizarem orçamentos mais enxutos e uma grande ansiedade por retorno… Isso gera medo nos empresários. Mas então, nada feito? Engano seu!
Esse post é para estimular você, pequeno empreendedor que tem um belíssimo produto ou serviço, pequeno empresário que está suando para equilibrar as contas, a entrar de uma vez por todas nas mídias sociais e parar de ter medo. Saia desse cantinho onde você está escondido e “coloque a cara no sol”! Você não vai precisar investir nada além de tempo!
Existem algumas regras básicas para você fazer começar sua “vida corporativa” nas mídias sociais de forma correta e profissional. Poderíamos falar sobre milhões de coisas, aprofundar muitos temas, mas vou passar 10 dicas SIMPLES, que na verdade são recomendações básicas para você dar o primeiro passo, sem medo e sem precisar investir um único centavo! Vamos?
1) Crie uma página da sua empresa na mídia social da sua escolha e responda aos comentários e interações dos usuários com o perfil profissional (ou seja, a empresa). Os perfis das empresas são da empresa, por isso não use seu perfil pessoal para interagir nesse espaço. Não importa que todos saibam (ou que você ache que todos saibam) que é você respondendo. Naquela página quem fala é a empresa;
2) Evite gírias, abreviações, Bjssss, não use CAIXA ALTA, não use exclamações!!!!!!!!! e seja o mais profissional possível nas publicações da página e nas interações com os usuários;
3) Tente realizar uma a duas postagens por semana, assim a página tem movimento, mas não exagere na quantidade de posts, pois isso pode cansar seu usuário e fazer com que ele deixe de seguir você;
4) Procure utilizar imagens para ilustrar os seus posts, pois elas atraem mais os usuários e costumam dar melhores retornos. Você pode procurar imagens em bancos de imagens gratuitos ou utilizar fotos do seu estabelecimento, por exemplo. Mas escolha imagens de boa qualidade (cuidado com as imagens de baixa resolução que podem aparecer cheias de quadradinhos quando publicadas);
5) Se você tem um site da sua empresa, procure sempre postar nas mídias sociais coisas que levem o usuário a visitar o seu site (colocando links nas postagens para o usuário clicar). Para isso, é claro, você deve manter seu site atualizado e com conteúdos relevantes.
6) Preencha na sua página de empresa na mídia social todos os campos de contato que estejam disponíveis, de endereços eletrônicos a telefones. Desse modo você aumenta as chances de seu consumidor te procurar, pois facilita a vida dele;
7) Siga com o perfil da empresa outras empresas que sejam referência para o seu negócio e utilize de inspiração as boas ideias que essas páginas publicam. Você não deve copiar, é claro, mas pode adaptar ao seu negócio algo que achou interessante e criar o seu;
8) Acompanhar as efemérides (aquelas datas comemorativas) pode te ajudar a criar postagens relacionadas ao momento (ex. Dia das Mães, Dia do Consumidor, Dia do Abraço, Dia do Voluntariado) e bolar promoções para os seus seguidores naquele dia. É só procurar efemérides 2016 no Google e você vai achar várias ideias legais;
9) Seguir os movimentos da internet ajuda a construir postagens com bons índices de interação. Se você não curte internet, peça a algum parente, seu filho ou um funcionário antenado que ama internet para te dar ideias. Por exemplo: memes. Mas veja primeiro se isso tem a ver com o perfil do seu público. Se não achar que vai funcionar, não use! Olhe como os seus concorrentes estão fazendo, isso ajuda!
10) Esta pode doer um pouco, mas considero importante: não apague comentários negativos sobre o seu negócio que eventualmente sejam postados em sua página. Ao contrário, use esse espaço para explicar para aquele usuário (e todos os demais que leiam a postagem) o que você fez para sanar aquela insatisfação. É a sua chance de fazer de um limão uma limonada. Se você apagar, o usuário vai postar de novo. E, se não postar, vai falar mal da sua censura para muitas pessoas. Saiba responder profissionalmente e reconheça suas falhas quando elas existirem, procurando melhorar sua imagem sempre;
Você pode fazer muitas outras coisas e parte delas deve ter passado pela sua cabeça durante a leitura. Use sua criatividade empreendedora e mãos à obra! Se tiver medo de não conseguir administrar toda a demanda das mídias sociais, abra o perfil em uma rede só e vá se dedicando apenas a ela até que se sinta confortável para abrir nas demais. BOA SORTE!